Mesa Brasil Sesc firma parceria com CRCTO dia 08 em Palmas

Com o objetivo de enfrentar as desigualdades sociais – sempre gritantes nesse país – o Programa Mesa Brasil Sesc realiza nesta quinta-feira, dia 08 de fevereiro, o contrato de parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO). A solenidade acontecerá às 10h30 na sede da Fecomércio, que fica na 301 Norte, em Palmas. Participarão do ato, Norton Thomazi, Presidente do CRCTO, Any Sandra, Coordenadora do Mesa Brasil Sesc, Itelvino Pisoni, Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Tocantins, e Marco Antonio Monteiro, Diretor Regional do Sesc Tocantins, além de representantes de instituições beneficentes.

O Mesa Brasil Sesc é um programa do Sesc Nacional que busca diminuir a fome no País. Atua sob o tema “pegar alimento onde sobra e levar aonde falta”, e tem como missão fazer com que os produtos e doações cheguem gratuitamente ao maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por meio de parcerias com supermercados, atacadistas e outros doadores, o Mesa Brasil distribui os alimentos entre as instituições beneficentes cadastradas no Programa, estas que fazem a entrega final desses alimentos junto às famílias necessitadas. No Tocantins, o Programa possui unidades em Palmas, Araguaína e Gurupi.

Na ocasião, será feita a entrega de 44 cestas básicas que serão divididas entre duas entidades cadastradas no Mesa Brasil Sesc: a Associação Educacional e Beneficente Evangélica (AEBE), que as doará às famílias localizadas na região Norte da Capital, e a Comitiva da Esperança, que atenderá famílias da região Sul, no Jardim Taquari (Capadócia). Estas cestas foram montadas com os 380kg de alimentos arrecadados no curso “Geração e Implantação do E-social com as Regras da Reforma Trabalhista”, realizado pelo CRCTO no dia 29 de janeiro no auditório da Ulbra, na capital.

“Ficamos agradecidos em receber e poder repassar esses donativos às famílias de baixa renda e, em especial, aos enfermos. Acreditamos que a missão de todos nós é doar um pouco do nosso tempo àqueles que precisam de algum suporte. E o Mesa Brasil Sesc sempre nos ajudando a compartilhar mais esperança e amor ao próximo, ” declarou Maria Vargas, representante da AEBE.

“Executamos na capadócia, ações de promoção da cidadania, valorização pessoal, atendimento médico e entrega de alimentos voltados para famílias carentes, através das doações do Mesa Brasil Sesc, ” afirmou Joana D´Arc, representante da Comitiva da Esperança.

A exemplo das já existentes parcerias do Mesa Brasil Sesc com outras instituições, no contrato, o CRCTO se compromete a promover a arrecadação de alimentos não perecíveis, quando da realização de eventos do Conselho no estado. Além de poder indicar instituições que serão beneficiadas com os alimentos que vierem a ser arrecadados e repassados para doação.

Para o Presidente do CRCTO essa parceria já vem acontecendo há um bom tempo, quando da realização de cursos gratuitos, em que são cobrados alimentos como direito de participação. “A organização do Sesc e a organização do Mesa Brasil é que trazem benefícios para o Conselho de Contabilidade. Nós somos uma autarquia pública federal, na qual, respeitamos todas as normas vigentes no nosso país e prestamos contas para o TCU (Tribunal de Contas da União). Então, a organização do Programa Mesa Brasil do Sesc é que nos dá a transparência da gente poder entregar um alimento para uma entidade de renome, uma entidade respeitada, e ter a certeza de que esse alimento vai chegar na boca de quem realmente precisa”, afirmou Norton Thomazi.

Segundo a Coordenadora do Mesa Brasil Sesc no Tocantins, essa parceria irá aumentar ainda mais o número de atendimentos do Programa na Capital. “É possível amenizar as desigualdades sociais e transformar a situação de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio da responsabilidade compartilhada entre parceiros, entidades sociais e voluntários. E nós já tínhamos parceria com o CRC de Araguaína e de Gurupi, ” ressaltou Any Sandra. (Informações SESC)