Eleições 2018

CRCTO e Justiça Eleitoral promovem curso sobre Prestação de Contas Eleitorais 2018

Profissionais contábeis que atuam na área pública e durante as Eleições de 2018 são responsáveis por prestações de contas receberam capacitação durante toda esta quinta-feira, 21, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). O curso em Prestação de Contas Eleitorais 2018, com as novidades da Reforma Eleitoral, ministrado pela professora Rita Gonçalves, foi realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins, em parceria com a Justiça Eleitoral, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TO).

Durante a abertura do evento, no período da manhã, o presidente do CRCTO falou sobre a responsabilidade social do profissional contábil. “No processo de prestação de contas temos uma responsabilidade muito grande, podemos simplesmente falar o que pode ou não ser feito e selecionar quem vai nos governar de forma correta, pois se o candidato começa errado ele vai continuar errado, então nós temos esse compromisso com a sociedade, essa força e poder de bloquear o mau político, uma vez que a contabilidade tem um cunho de regulação”, ressaltou.

O curso está incluso na programação da II Jornada Eleitoral – Eleições 2018. A vice-presidente e Corregedora do TRE-TO e diretora da Escola Judiciária Eleitoral, desembargadora Ângela Prudente, destacou a importância da capacitação. “Diante de um pleito suplementar, fazendo com que tenhamos dois períodos eleitorais muito próximos, faz-se ainda mais necessário nos prepararmos sobre temas como a Prestação de Contas”, destacou.

A analista judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, professora Rita Gonçalves, especialista em Prestação de Contas Eleitorais, abordou sobre as mudanças legislativas ocorridas na legislação pertinente à arrecadação, aplicação de recursos, com as inovações da reforma eleitoral sobre as permissões e proibições atuais e esclareceu as dúvidas sobre o tema. “Saber que vocês estão dispostos a fazer a diferença, a mudar essa situação que a gente tá vivendo, isso me anima muito a estudar cada vez mais e dividir isso com vocês. A prestação de contas hoje é vital para o nosso país, não adianta a gente achar que vai ter jeitinho, vai ter atalho, pois não vai ter nada disso. E se vocês determinarem que é para fazer da forma correta isso muda, hoje a campanha do candidato está na mão do contador e do advogado”, destacou.

Todo o material do curso estará disponível no site do CRCTO (www.crcto.org.br).  A inscrição foi solidária, dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão entregues às entidades cadastradas no Mesa Brasil.

Balanço Gestão CRCTO

Em sua fala, durante a abertura do evento, o presidente do CRCTO, Norton Thomazi, fez um breve balanço sobre sua gestão à frente do Conselho, iniciada no mês de janeiro. Foram destacadas ações em defesa do profissional contábil como a derrubada da cláusula impositiva de responsabilidade civil do contador nas convenções coletivas de trabalho; a prorrogação da entrega do Sicap, por parte do TCE; a realização de mais de 10 cursos de capacitação; além da grande conquista com a conclusão das obras do auditório do CRCTO, dentre outros avanços.

Thomazi, também adiantou que ainda nesse mês de junho ocorrerá o lançamento do programa "Profissional legal, se você conhece, você faz correto!", também   nesse ano serão realizadas três edições do Encon no interior do Estado e novas capacitações.  

Abertura

A mesa de honra durante a abertura do curso foi composta pela vice-presidente e Corregedora do TRE-Tocantins e Diretora da Escola Judiciária Eleitoral, desembargadora Ângela Prudente; pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins, Norton Thomazi; pela juíza membro, Ângela Issa Haonat e pela Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, professora Rita Gonçalves.


Com informações ASCOM TRE-TO/Fotos Lucas Nascimento