Palmas e Paraíso do Tocantins recebem palestra sobre eSocial

Profissionais e estudantes da área contábil de Paraíso do Tocantins e Palmas participaram nesta quarta-feira, 19, da palestra “Workshop e-Social O que é e Por Onde Começar”, ministrada pelo auditor Fiscal do Trabalho, Luiz Medeiros. O evento foi realizado pelo BSSP Centro Educacional em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO), do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Tocantins (Sescap-TO) e Sebrae.

Durante as palestras, que reuniram cerca de 100 pessoas nas duas cidades. Medeiros falou sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), uma nova ferramenta, elaborada pelo Governo Federal, para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores que passou a ser obrigatório desde janeiro de 2018.

Ele lembrou que o eSocial é uma ação conjunta da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Trabalho ( MTB) e que a implantação está sendo em etapas, a primeira para os empregadores e contribuintes com faturamento apurado, no ano de 2016, superior a R$ 78 milhões. “30% dos trabalhadores brasileiros estão entre as empresas do primeiro grupo”, ressaltou.

Luiz Medeiros falou ainda da eficiência do sistema e a importância dos dados serem enviados de forma correta. “Não posso mandar qualquer informação de qualquer jeito”, isso porque, segundo ele, o próprio eSocial tem ferramentas de checagem da informação.

Em Palmas, representaram o CRCTO, os vice-presidentes de Administração, João Gonçalo, e Desenvolvimento Profissional, Adriano Nepomuceno, além do coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) Claudinir Goés Junior. O presidente do Sescap-TO, Gildivam Miranda Marques, e a ex-Conselheira do CRCTO Léia Fernandes também estiveram presentes.

Palestra em Palmas

Palestra em Paraíso