Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Rede de Monitoramento Cidadão apresenta indicadores de sustentabilidade para prefeitura de Palmas

Durante reunião realizada nesta terça-feira, 18, a Rede de Monitoramento Cidadão de Palmas, Ver a Cidade Palmas, apresentou para a prefeita da Capital Cinthia Ribeiro e equipe os indicadores de sustentabilidade urbana da cidade. Os dados foram detalhados pelo contador e coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Claudinir de Goes Júnior e pelo vice-presidente técnico, professor Doutor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Waldecy Rodrigues.

Os dados são resultado do Relatório Anual de Indicadores – RAPI e da Pesquisa de Opinião Pública – POP, levantamento realizado em 2017, que contou com a Agência Executora do Projeto Monitoramento Cidadão, Baobá Prática Sustentáveis. Os indicadores que aparecem em destaque, exigindo maior atenção, são: saúde, emprego e segurança.

Claudinir de Goes Junior, que na reunião também representou o Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins, destacou a importância de uma cidade em franco desenvolvimento como Palmas ter seus indicadores técnicos acompanhados pelo olhar da sociedade, através da pesquisa de opinião pública, além dos setores produtivo, academia e os meios de comunicação que formam a organização Ver a Cidade Palmas.

“É preciso que o cidadão, que está na ponta, perceba essa qualidade expressada pelos indicadores. Fico muito feliz por receber essa equipe para discutir e avaliar melhorias para nossa cidade. Com certeza já estamos em um bom caminho e vamos avançar muito mais", afirmou a prefeita Cinthia Ribeiro, que fez o compromisso, juntamente com sua equipe, de inserir os 120 indicadores técnicos referentes ao ano base 2017, na plataforma online, dentro do prazo, que será nos próximos 60 dias.

Além da gestora do município, acompanharam a apresentação representantes das secretarias de Comunicação, Desenvolvimento Econômico e Emprego, Transparência, Habitação, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Agência de Tecnologia da Informação, Fundação do Meio Ambiente, Instituto de Planejamento Urbano, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Segurança e Mobilidade Urbana.

Rede de Monitoramento Cidadão

A Rede de Monitoramento Cidadão de Palmas faz parte da Rede Nacional Ver a Cidade, e é uma organização de monitoramento cidadão, que tem o objetivo de acompanhar o desempenho da cidade em temas que impactam sua sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos, de forma técnica e imparcial, auxiliando o governo e a sociedade a estabelecerem e seguirem prioridades claras e mensuráveis para seu desenvolvimento.