Presidente do CRCTO faz visita ao delegado da Receita Federal em Palmas para avaliar possível parceria.

A visita do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO), contador Norton Thomazi ao delegado da Receita Federal em Palmas, José Marcio Bittes, nesta quinta-feira, (22), teve o objetivo de avaliar a possibilidade de assinarem um Termo de Cooperação Técnica, a exemplo daquele que foi firmado entre a Receita e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Palmas-TO.

Na oportunidade, o delegado da Receita esclareceu todo o teor da parceria feita entre a Receita Federal e a OAB-TO “a OAB disponibilizou uma sala dentro da sua sede, e todos os serviços são prestados por seus funcionários. O que a Delegacia da RF de Palmas fez foi treinar o funcionário da OAB fornecendo capacitação, modelos de formulários, atualização continua dos procedimentos, orientação para utilização do sistema da RF, ferramentas de acesso aos advogados no sistema da receita e prestar suporte à operacionalização dos procedimentos e sistemas informatizados". Ao finalizar, Marcio Bittes, ressaltou que todas as despesas são pagas pela OAB-TO.

Após a reunião o Presidente do CRCTO, Norton Thomazi, concluiu “essa parceria não é interessante para nós. Com a tecnologia já implantada pela receita através do autoatendimento E-CAC, Certificado Digital e outros serviços já implantados e que já utilizamos em nossas rotinas contábeis, decidimos em conjunto com o delegado da Receita Federal Marcio Bittes, que em função do custo e sem benefícios para classe contábil, esse termo de cooperação não é viável”.
Segundo a Receita Federal, mesmo com a parceria através do termo, nenhum advogado tem atendimento na Receita Federal sem o prévio agendamento para tal. Alem disso, o atendimento para pessoa jurídica, está sendo encerrado, em virtude do E-CAC.

Ressalta-se ainda que os órgãos estão abertos a futuras parcerias desde que as mesmas sejam interessantes para ambas as partes.