Notícia

Classe Contábil comemora facilidade de identificação profissional após lançamento do CRCDigital

No último dia 25 de abril, em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade, o Sistema CFC/CRCs lançou a nova carteira digital eletrônica. Em pouco mais de dois meses, o aplicativo ‘’CRCDigital’,’ que está disponível na App Store e Play Store, já teve cerca de 20 mil downloads. Gratuita e sustentável, a ferramenta tem sido elogiada pela comunidade contábil por conta de sua inovação.

Documentos como o Título de Eleitor e a Carteira de Motorista estão migrando para o mundo digital graças aos avanços tecnológicos, que trazem novidades a cada dia. E pegando carona com o que há de mais moderno no mundo, o Sistema CFC/CRCs foi pioneiro ao lançar a carteira digital.

Uma das usuárias do aplicativo, Lilian Verçosa é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Após se registrar no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Lilian passou a realizar todos os serviços que competem ao contador e elogia a iniciativa do Sistema CFC/CRCs. ‘’Creio que a Carteira Digital alterou positivamente a minha carreira ao facilitar a identificação profissional, dando bastante praticidade no uso da ferramenta’’, disse a contadora.

Outros feedbacks positivos sobre a ferramenta podem ser encontrados em comentários de aplicativos de download, como o do usuário Antônio: ‘’Parabéns ao Sistema CFC/CRCs. Muito mais fácil, mais sustentável e menos oneroso ao profissional e totalmente na tendência de outros órgãos’’; ou no comentário do contador Joel Ribeiro, que postou: ‘’Agradeço a iniciativa, útil e eficaz, em tempos de certificação e autenticação documental digital’’.

Porém, algumas dúvidas podem aparecer, como, por exemplo, sobre a senha do aplicativo. A senha usada para acessar o aplicativo pode ser a mesma usada pelos usuários para entrar nos serviços on-line do CRC. Caso tenha alterado a senha, o profissional da contabilidade deve esperar cerca de 24 horas para a senha ser replicada ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Problemas podem ocorrer para aqueles que estão com seus dados cadastrais desatualizados. A falta de dados biométricos, como foto, impressão digital e assinatura, impedem o profissional de acessar a aplicação. Nesses casos, o profissional deverá comparecer ao seu CRC ou à delegacia mais próxima para atualizar dados e coletar os dados biométricos.

Como obter

A carteira digital é válida apenas para os profissionais que obtiveram carteiras emitidas a partir do ano de 2007, no modelo com chip. Caso queira ter a opção digital, o profissional da contabilidade deve: efetuar o download do app CRCDigital, já disponível nas plataformas digitais (App Store e Play Store), digitar o CPF e utilizar a senha do seu CRC ou do sistema on-line do CFC.


Já os profissionais que não atualizaram a carteira, modelo com chip, e para os novos contadores, há duas possibilidades para a aquisição do documento: a primeira para a obtenção do documento físico, em plástico rígido, mediante o pagamento de R$ 63,00 (sessenta e três reais), já inclusa a carteira digital; e a segunda, a aquisição apenas a carteira digital totalmente gratuita. O procedimento para o obtenção da carteira digital deverá ser realizado somente no Conselho Regional de Contabilidade vinculado ao profissional, o qual deverá passar por coleta dos dados biométricos e de imagem.


Por Luiz Henrique Monteiro
Estagiário sob supervisão do CFC