CRCTO e Sefaz -TO deram passo importante na aproximação das entidades, envolvendo os profissionais da contabilidade do Tocantins

As tratativas aconteceram na última terça-feira (17) entre o Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO) e a Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento do Tocantins (Sefaz-TO).

Foto: Jorge Valeriano

Este encontro faz parte dos trabalhos da equipe responsável pela integração do cadastro de contribuintes do Estado à Redesim, com geração da inscrição estadual e alterações automáticas por meio do Portal Simplifica Tocantins. Dentre os assuntos tratados, ressalta-se a construção de uma parceria técnica que permitirá aos profissionais da contabilidade (devidamente registrados no CRCTO) o acesso à integração de dados com a Secretaria da Fazenda, no que diz respeito à responsabilidade técnica.

O projeto inicial é 2015 e visa atender a Lei de número 11.598/2007, carecendo de ajustes na plataforma da Sefaz - TO na internet, para que a homologação da parceria seja realiza e possa funcionar.

De acordo com o presidente do CRCTO, contador João Gonçalo dos Santos, esse acesso ao banco de dados vai desburocratizar “além de permitir a troca de responsabilidade técnica pela empresa com a qual o profissional já não responde tecnicamente por algum motivo, vai permitir agilidade nas informações”. Concluiu dizendo que o CRCTO tem total interesse em participar “vejo que a Sefaz -TO está precisando dessa inovação e, juntos, vamos dar prosseguimento a essa cooperação técnica, mesmo porque as parcerias são bem-vindas.

Foto: Jorge Valeriano

De acordo com o Auditor da Receita Estadual, João Herculano Junior, o primeiro passo é a integração para realizar a validação do contador de forma eletrônica, sendo em num segundo momento disponibilizado ao contador confirmar ou não sua responsabilidade técnica na referida empresa.

Segundo a auditora da Sefaz - TO, Cristiane Ferreira de Almeida, a expectativa é para 2021 “a precisão é que a partir de janeiro possamos avançar em relação à integração”.

Foto: Jorge Valeriano

Ainda participaram da Reunião a diretora Fernanda Carvalho e o coordenador de informática Denílson Marinho, pelo CRCTO e servidores da ATI.

Por Jorge Valeriano
Ascom CRCTO