Mensagem do Presidente

Estimados(as) colegas contadores, contadoras e técnicos em contabilidade do estado do Tocantins, o ano de 2020 foi um ano extremamente difícil em todos os setores, um ano de muitos desafios e aprendizados a frente do Conselho Regional de Contabilidade, assumimos em janeiro de 2020 e no início de março fomos atingidos pela pandemia do COVID-19, evento que não estava em nossos planos, por conta disso tivemos que rever todo o nosso planejamento, tomando as medidas necessárias e possíveis para o enfrentamento da pandemia, o que não foi nada fácil. Montamos uma verdadeira estratégia de guerra, afinal, estava em jogo o que temos de mais importante, a nossa própria vida e a manutenção dos nossos empregos e renda. Tivemos muitos contratempos, imprevistos e gargalos, mas, superamos os problemas de ordem legal, técnica ou operacional e apesar de todos os obstáculos conseguimos evoluir e seguir com as nossas atividades dentro da normalidade possível. Com a aproximação do fim de ano, queremos resumir aqui as principais atividades desenvolvidas pelo Conselho Regional do Tocantins em todas as suas áreas de atuação.

Câmara de Registro profissional: Foram várias reuniões regimentais, ajustamos condutas, Reestabelecimento do sistema de registro, Ajustes nos CNPJ MEI para realizar baixas, Integração com a fiscalização no sentido de combater a baixa de registro com possíveis inconsistências pelo profissional, entre outras ações.

Câmara de Fiscalização: Realizamos as ações de fiscalização e orientação presencialmente, antes da pandemia, e remotamente durante a pandemia, relatamos processos, vários termos de autuação foram realizados em diversas cidades do Estado.

Câmara de Administração: Avançamos positivamente neste ano para o enfrentamento da pandemia, fizemos ações importantes como a Aprovação da Resolução do PAD, Contratação de empresa especializada em informática, Renovação de equipamentos de TI, aprovação da verba para modernização do nosso mobiliário.

Câmara de Controle Interno: Mantivemos a mesma serenidade, responsabilidade e transparência que nos é peculiar. Tivemos que criar saídas para a crise. Adotamos critérios rígidos para redução de despesas, normas e cuidados em prol da firmeza e solidez deste Conselho. Apreciamos e aprovamos as contas de 2019, analisamos todos os balancetes do ano de 2020, aprovamos o orçamento para 202, entre outras ações.

Câmara de Desenvolvimento Profissional: Em 2020, apesar de todos os desafios enfrentados, o CRCTO por meio desta câmara, realizou 28 eventos pelo sistema CFC/CRC. Dos quais 20 turmas foram de eventos presenciais, nas cidades de Paraíso, Miracema, Guaraí, Colinas, Augustinópolis, Tocantinópolis, Porto Nacional, Araguaína, Gurupi, Ananás, Dianópolis e Palmas. Com a pandemia, as atividades passaram a ser na modalidade online e nesse formato foram oito eventos. Todas as ações foram validadas e pontuadas para o Programa de Educação Continuada do CFC. O Desenprof gerenciou também quatro eventos via Instagram, resultando assim em sua totalidade 32 ações, sendo ações inovadoras e muito positivas.

Para 2021 estamos planejando ações e atividades voltadas para a classe profissional sejam elas "virtual ou presencial". E assim que a pandemia permitir, realizaremos o nosso tradicional ENCON, e daremos prioridades para os cursos, palestras e treinamentos voltados para a área técnica.

Assim, desejamos a todos os profissionais da contabilidade do estado do Tocantins, um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações, que a nossa força e a nossa saúde sejam plenamente restauradas com o espirito natalino e que tenhamos um 2021 de paz, sucesso, harmonia e concórdia!

São os mais sinceros votos do presidente do Conselho Regional e Contabilidade do Tocantins e sua equipe!