Inovações, Adaptações, Desafios e muito mais, assim foi 2020

Extremamente difícil em todos os setores, assim foi o ano de 2020, com enormes desafios, adequações e aprendizados para profissionais da Contabilidade do Tocantins e do Brasil.

Diante desse cenário, o Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO), por meio de sua diretoria, precisou rever seu planejamento, tomando medidas necessárias e possíveis para o enfrentamento da pandemia, o que não foi nada fácil. A estratégia principal foi preservar vidas e manter emprego e renda.

Apesar da dura situação e contratempos, imprevistos, gargalos e diversos problemas encontrados (de ordem, legal, técnica ou operacional), conseguimos evoluir e seguir com as atividades.

Preparamos um resumo com as principais atividades desenvolvidas pelo CRCTO nas suas áreas de atuação, executadas no ano passado.

Câmara de Administração: Avançamos positivamente neste ano, até mesmo para o enfrentamento da pandemia, fizemos ações importantes, por exemplo; Aprovação da Resolução do PAD, contratação de empresa especializada em informática, renovação de equipamentos de TI, aprovação da verba para modernização do nosso mobiliário.

Câmara de Registro profissional: Foram várias reuniões regimentais, ajustamento de condutas, reestabelecimento do sistema de registro, ajustes nos CNPJ MEI para baixar, integração com a fiscalização no sentido de combater a baixa de registro com possíveis inconsistências pelo profissional entre outras ações.

Câmara de Fiscalização: Realizamos as ações de fiscalização e orientação, presencialmente antes da pandemia (in loco) e remotamente (nesta pandemia), relatamos processos, vários termos de autuação foram realizados em diversas cidades do Estado.

Câmara de controle interno: Mantivemos a mesma serenidade, responsabilidade e transparência que nos é peculiar, tivemos que criar saídas para a crise, adotamos critérios rígidos para redução de despesas, normas e cuidados em prol da firmeza e solidez deste Conselho, apreciação e aprovação das contas de 2019, análise dos balancetes do ano de 2020, participação junta à Câmara de controle interno do CFC, aprovação do orçamento para 2021 entre outras ações.

Câmara de Desenvolvimento profissional: O CRCTO por meio desta câmara, realizou 28 eventos pelo sistema CFC/CRCs, dos quais 20 turmas foram de eventos presenciais, nas cidades de Paraíso, Miracema, Guaraí, Colinas, Augustinópolis, Tocantinópolis, Porto Nacional, Araguaína, Gurupi, Ananás, Dianópolis e Palmas (antes pandemia). Com a pandemia, as atividades passaram a ser todas na modalidade online (remota) e nesse formato foram oito eventos. Todas as ações foram validadas e pontuadas para o Programa de Educação Continuada do CFC. O Desenprof gerenciou também quatro eventos via Instagram, resultando assim em sua totalidade 32 ações, sendo ações inovadoras e muito positivas.

Ao adentrarmos neste 2021, estamos planejando diversas ações e atividades voltadas para a classe profissional sejam elas “virtual ou presencial”. Assim que a pandemia permitir, realizaremos o nosso tradicional ENCON, dando prioridade para a realização de cursos, palestras e treinamentos voltados para a área técnica.
Assim, desejamos a todos os profissionais da contabilidade do estado do Tocantins, um ano novo repleto de energias positivas e realizações.

Por Jorge Valeriano
Ascom CRCTO