Produtor Rural, o Livro Caixa Digital - instrumento de suma importância foi tema de evento online do CRCTO

Atualmente, o Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR) é sem dúvida, um documento de grande valia, além de ser o fiel demonstrador da prestação de contas, contendo as principais informações tributárias e financeiras referentes às atividades agropecuárias, as quais o produtor rural necessita para fazer a sua declaração anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF).

Com a adoção deste instrumento de escrituração contábil para pessoas físicas que atuam no campo, o trabalho de apurar os resultados das suas atividades, fica facilitado, seguro e confiável, mediante a inserção de informações ou seja, a escrituração propriamente dita, das despesas, investimentos, receitas, enfim todos os gastos com a execução do seu negócio.

Criado por meio da Instrução Normativa RFB Nº 1.848/2018, o LCDPR passou a ser exigido a partir do ano-calendário 2019, e para evitar qualquer problema futuro, a recomendação é de que, o mesmo seja escriturado por um profissional da contabilidade e para tal, o mesmo precisa estar ciente das suas regras.
Uma vez escriturado, o Livro Caixa digital, precisa ser enviado para o banco de dados da Receita Federal do Brasil e, de acordo com a programação da RFB, o prazo final é 30 de abril. Caso o mesmo não seja entregue no prazo estabelecido, o produtor rural sofrerá multas e penalidades previstas na lei.

O Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO), realizou um importante evento na modalidade remota, onde vários profissionais da contabilidades entre outros, puderam ficar por dentro do assunto com dois dias de eventos, apresentados pelo professor Silvio Aparecido Crepaldi, mestre em Administração Pela Universidade Federal de Lavras (MG) e Doutor em Direito pela Universidade Autónoma De Lisboa – Portugal.

O conteúdo pode ser acessado no canal do CRCTO, no YouTube. (https://www.youtube.com/watch?v=Nb6SjS0xABU) e (https://www.youtube.com/watch?v=4QKckpLafv0)

Por Jorge Valeriano
Ascom CRCTO