Tocantins aparece em 8 lugar no Ranking Nacional de transparncia e qualidade das informaes contbeis e fiscais
Publicado em: 29/11/2021 s 11h13

De acordo com dados do Tesouro Nacional, que trata sobre o nível de transparência e qualidade das informações contábeis e fiscais enviadas ao Órgão, este ano de 2021, o estado do Tocantins aparece na 8ª posição, dentre as 27 unidades federativas.
A elaboração do material é feita pelo próprio Tesouro Nacional, o Estado ficou atrás de Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Espírito Santo, Paraná, Paraíba e Goiás.

Além deste reflexo positivo, há de se destacar o comparativo do ranking deste ano com o ano passado, nas quatro dimensões de avaliação, que têm o mesmo objetivo e são relacionadas às mesmas informações.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO), contador João Gonçalo dos Santos, estas informações são geradas por Profissionais da Contabilidade e enviadas ao Tesouro, e seguem todas as recomendações da legalidade e veracidade dos fatos geradores das mesmas. “É precisos enaltecer o trabalho realizado pela classe contábil tocantinense, com veracidade, afinco e dedicação”.

No ano de 2019, o Estado estava na 21ª posição do ranking, avançando em 2020, várias posições.

Em entrevista ao portal dialética, O superintendente de Contabilidade Geral, Maurício Parizotto Lourenço, destaca que a conquista foi motivada pelo processo evolutivo do Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado do Tocantins (Siafe-TO) que, nos últimos anos, vem sendo aprimorado com adoção de novas tecnologias, e ao próprio engajamento da equipe técnica da Contabilidade Geral do Governo.

Por Jorge Valeriano
Ascom CRCTO
(com informações do portal dialetica.com.br)