Comisso do PVCC realizao ao em feira de Palmas sobre doaes da Declarao do Imposto de Renda
Publicado em: 26/05/2023 s 12h48

Nesta sexa-feira, 26, o Programa de Voluntariado da Classe Contábil do CRCTO, por meio de profissionais da área contábil e alunos do curso de Ciências Contábeis da UFT,  realiza a ação de responsabilidade social “Declare certo e doe parte do imposto de renda, para o fundo da criança e adolescente e idoso”, na feira da 304 Sul, das 18h as 20h, em Palmas. A comissão estará no local prestando esclarecimentos sobre o tema. 

DOAÇÃO: o termo é para sensibilizar o contribuinte, pois na realidade nada sai do seu bolso, mas da quota do governo como “doações ”. Sabe-se de autoridades, empresários, pessoas caridosas e de clubes de serviços que visitam entidades, vilas e pessoas pobres às quais levam alimentos, agasalhos e outros donativos. Parabéns, pois estas são realmente doações ao saírem do seu bolso. E o que não os dispensa do depósito anual ao FUNDO QUE ADMINISTRA AS DOAÇÕES, pois em não fazendo, acabam, pelos ajustes, devolvendo-as ao tesouro nacional, embutidas na diferença do IR a pagar ou na diminuição da restituição, como se não houvesse problemas sociais nas comunidades locais dependendo destes recursos.

APLICAÇÃO: Tais valores são repassados às entidades para assistência às crianças e idosos carentes e em situação de risco cadastradas nos Conselhos Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade. A aplicação do recurso será mediante projetos para aquisição de alimentos, equipamentos e materiais necessários. E são também, pela inclusão social e dignidade que propiciam, importantes nas ações de prevenção à violência.

COMO FAZER: Deduzindo diretamente na sua declaração de imposto de renda pessoa física e ou jurídica, com imposto a pagar ou restituir ou, não havendo no corrente ano maiores alterações nos seus rendimentos e deduções, estimar o valor a ser doado com base no último ajuste e depositá-lo, até em parcelas, nos bancos. Na sua declaração existe um campo denominado “doações”. Lá você tem as instituições cadastradas para que possa realizar a transferência do recurso. Fale com o seu contador e ou visite nossas redes sociais e tire suas dúvidas.

Para saber mais sobre a comissão acesse: 
https://www.instagram.com/declare.certo
 
Texto: Ascom Declare Certo