Curso de Cincias Contbeis da Unitins de Dianpolis ter disciplina sobre propriedade intelectual
Publicado em: 17/08/2023 s 11h30

Com o objetivo de proporcionar compreensão introdutória da propriedade intelectual, sua evolução, conceitos básicos e os modelos de contabilização dos ativos intangíveis, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Dianópolis, por meio da coordenação do curso de Ciências Contábeis, acaba de implantar, de forma pioneira no ensino superior no Tocantins, a disciplina Fundamentos e aplicações de propriedade intelectual, que vai contribuir com o desenvolvimento de habilidades de proteção das propriedades intelectuais, bem como possibilitar uma reflexão sobre o seu desenvolvimento econômico e social no Brasil e no exterior.

A disciplina é optativa com 60 horas aula, totalizando quatro créditos para os discentes do 8° período, trazendo em sua ementa os conceitos básicos de propriedade intelectual e a evolução da propriedade intelectual no Brasil. Além disso, a disciplina vai apresentar marcas, indicações geográficas, cultivares e patentes, apresentando a tríplice hélice da inovação e sua evolução e a contabilização de ativos intangíveis.

Acadêmica do 6° período de Ciências Contábeis, Natália de Oliveira Paiva comentou a expectativa em cursar a disciplina. “Não tenho conhecimento sobre propriedade intelectual e conversando com o nosso coordenador sobre a implantação da disciplina, me despertou o interesse por se tratar de algo inovador e que tenho certeza que vai agregar mais para o meu currículo profissional”, destacou.

Professor da disciplina juntamente com o coordenador do curso, Gilmar Teixeira detalhou como será o trabalho em sala de aula. “É uma disciplina que vai abordar a parte conceitual de inovação e propriedade intelectual com o objetivo de ir além dessa parte de conceitos, mas, projetar, construir e elaborar projetos e produtos tangíveis dentro dessa linha de inovação. É uma metodologia diferenciada e inovadora, com dois professores, onde vamos trabalhar a aplicação da teoria na prática com a produção de produtos, a exemplo de cartilhas, artigos e demais inovações”, afirmou.

Durante a aula inaugural, o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Gabriel Machado, falou sobre a importância da disciplina, que, segundo ele, é a primeira a ser ministrada em uma Universidade no Tocantins, podendo também ser pioneira no ensino superior no Brasil. “Essa disciplina é um marco na história da Unitins. Primeiro por ser a primeira sobre propriedade intelectual na Instituição e pode ser a pioneira em relação ao Brasil. O nosso aluno precisa saber proteger as inovações, sejam elas de identificação geográfica, uma marca, uma patente e até mesmo saber contabilizar essas inovações. Estamos na era da inteligência artificial e essa disciplina é oportuna e vai trazer conhecimentos básicos e gerais para um novo mercado que está sendo construído diante das inovações. Estamos na era digital com a quarta revolução industrial, onde estamos falando de 5G e precisamos avançar também no conhecimento”, explicou o coordenador.

om a nova disciplina, a Unitins reforça mais uma vez o seu compromisso com a formação dos seus discentes com uma disciplina que chega para fomentar o processo efetivo de gestão e inovação, como explica o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unitins (NIT), Jeferson Morais da Costa. “Quando a gente fala sobre propriedade intelectual, ela é importante para todo mundo. A maioria das pessoas não sabe a quantidade de direitos que elas têm e de possibilidades de ganhos que elas podem ter se elas conhecessem um pouco mais sobre a propriedade intelectual e tudo aquilo que ela traz em suas vertentes de ensino e estudo. Quando a gente traz isso para dentro de uma disciplina de um curso superior, a gente quer capacitar o nosso estudante para conhecer os seus direitos e poder usufruir deles, mas também para que eles possam ser esse elo de orientação para as pessoas. Ou seja, a Unitins está construindo profissionais mais capacitados e que vão ter condições de poder levar isso como profissão. Quando a gente olha para esse perfil, a gente percebe que a Unitins está buscando promover cada vez mais um profissional com maior qualificação diante das exigências do mercado. A gente enxerga o curso de Ciências Contábeis do Câmpus Dianópolis como pioneiro na implantação dessa disciplina e a gente espera que, tão logo, os demais cursos possam inserir essa possibilidade em sua matriz curricular”, argumentou.

A diretora do Câmpus, Ana Felícia Cavalcanti Pires “Naninha”, falou da importância da disciplina para o curso e destacou o pioneirismo na Instituição. “É muito bom fazer parte de um Instituição que tem como missão promover ensino, pesquisa e extensão de qualidade com inovação. Com esse compromisso, a Unitins tem cada vez mais, dia após dia, se consolidando como referência em ensino superior no Tocantins. Parabenizar mais uma vez o professor Gabriel Machado, juntamente com o professor Gilmar Teixeira, por inovar e trazer para os nossos alunos mais um produto de excelência com o compromisso de produzir conhecimento e tecnologia integrada às demandas da sociedade”, finalizou.

A pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski, também, parabenizou o Câmpus Dianópolis pela iniciativa "de acrescentar na grade curricular essa disciplina inovadora que trará um conteúdo interessante e possibilitará um apendizado rico e experiências qualitativas para a formação dos nosso acadêmicos." 

Fonte: Unitins