Por Monik Helen- Comunicação CRC TO
Debater sobre os desafios e boas práticas do Terceiro Setor. Com esse objetivo aconteceu nesta segunda-feira, 23, durante todo o dia no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins- CRC TO o curso Normas e Gestão das Entidades do Terceiro Setor.
A capacitação contou com a abertura do Presidente, Márcio Sousa que destacou a importância da capacitação para os contadores. “A Contabilidade no Terceiro Setor desempenha um papel crucial na gestão financeira e na transparência das organizações. Ela auxilia na demonstração da aplicação dos recursos recebidos, na prestação de contas aos doadores e na garantia da conformidade com as normas tributárias e regulamentos contábeis”, destacou.
Pela manhã o curso contou com as palestras do Procurador do MPDFT, José Eduardo Sabo, do conselheiro Claudinir Goes e da contadora, Mariana Lopes.
Durante a sua explanação o Dr. José Eduardo debateu sobre os princípios da governança corporativa. “Uma boa governança eficaz proporciona diversos benefícios como transparência e credibilidade. Para implementar a governança no terceiro setor é necessário conhecer a entidade a missão objetivos e integrar e capacitar colaboradores”, destacou.
No período da tarde, a palestrante, Dalila Duarte falou sobre Auditoria e Prestação de Contas no terceiro setor. Já o diretor-geral da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Léo Araújo, participou como palestrante no talk show sobre os desafios e as melhores práticas do Terceiro Setor, com ênfase nas legislações contábeis.
O debate contou também com a participação da promotora de justiça Márcia Stefanello e do vice-presidente da AJEE Tocantins, André Oscar. Léo Araújo trouxe à tona a atuação da Fapto como uma entidade interveniente entre as instituições de ensino e os projetos voltados para áreas como educação, saúde, tecnologia e inovação. Ele enfatizou a importância de uma governança eficiente e da cultura de captação de recursos para impulsionar as iniciativas do Terceiro Setor.