21º CBC: coordenadora do Tocantins participa do Fórum “CFC Voluntário”

Por Monik Helen- Comunicação CRC TO, com colaboração de Marli Nascimento
Comunicação CRCMS

Despertar e incentivar o voluntariado por meio de ações individuais ou de iniciativas sociais de voluntariado organizadas pelo Programa CFC Voluntário. Esse foi o objetivo do Fórum “CFC Voluntário”, que trouxe para debate o tema “Juntos Transformamos: educação financeira, solidariedade e controle para desenvolvimento social sustentável”.

Para a coordenadora do CRC Voluntário do Tocantins, Marli Terezinha Viera, participar desse momento foi bastante enriquecedor. “Sinto profundamente tocada pelas palestras, painéis, fóruns e apresentações de trabalhos científicos, especialmente aqueles que incentivam  pessoas, e a  classe contábil a dedicar uma parte de seu tempo para ajudar quem mais precisa. Nós, contadores, somos facilitadores nesse processo, junto com nossos parceiros, desempenhamos um papel importante na mobilização para a transformação social. Um exemplo disso é a possibilidade de destinar parte do imposto de renda para os fundos da criança, do adolescente e do idoso. “, ressaltou.

Marli Terezinha completou destacando. “No 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, tivemos a oportunidade de conhecer cases de sucesso com a Receita Federal do Brasil trabalhando mais próxima dos Conselhos Regionais, o que pode impactar positivamente as estatísticas de repasses por Estado. O pacto social de fazer o bem é imensurável. Doar um pouco do nosso tempo e ver o quanto estamos ajudando pessoas em situação de vulnerabilidade é algo que não tem preço”, finalizou.

CFC Voluntário

O painelista e coordenador-geral de Arrecadação e de Direito Creditório, Eriton Lima de Oliveira, falou sobre o que é importante que para exercer o voluntariado. Para ele, os profissionais contábeis devem se atentar “às regras e obrigações tributárias”.

Já auditor-fiscal da RFB, Gustavo Luís Horn, ressaltou sobre as destinações para os Fundos da Criança e do Adolescente e para o Fundo da Pessoa Idosa.

A consultora em Gestão Empresarial, Roberta Veras Antônio, trouxe uma reflexão para que os contadores “olhem para dentro de si e [observem] como podem aplicar a educação financeira dentro de seus negócios, porque acredito que nós contadores não somos apenas números, nós somos também seres humanos”.

A fundadora da Love Trash, startup de impacto socioambiental, Maria Isabel Nascimento, apresentou um case e falou sobre a sua definição de voluntariado.

O fórum finalizou com muito conhecimento contando com uma plateia atenta e participativa.