Notícias,  Sem categoria

21º CBC: presidente participa como debatedor de artigo científico

Por Monik Helen- Comunicação do CRC TO

O 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC)  foi um espaço para grandes insights e vivência de experiências únicas, voltadas para o fortalecimento de todos os profissionais da contabilidade.

Durante o evento acontecem as apresentações orais de trabalhos científicos e técnicos. No  auditório São Joaquim do Expocentro Balneário Camboriú no dia 10, terça-feira, o Presidente Márcio Sousa, participou de um momento de avaliação de um artigo científico como debatedor.

“A pesquisa contribui muito para a sociedade e para os desenvolvimentos das empresas. Participar como debatedor  foi um momento muito importante, pois ampliou  as discursões  sobre os principais temas da atualidade e tendências que movimentam o universo da Contabilidade como ciência social aplicada”, explicou Márcio.

Os três melhores trabalhos, conforme classificação do Comitê Científico recebeu prêmios em dinheiro. Além disso, os autores dos melhores artigos científicos serão convidados a submetê-los aoFast Track da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), enquanto os autores dos melhores artigos técnicos serão convidados a enviar seus materiais para o Fast Track da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC).

Participação de Universidades do Tocantins

O Mestre em Ciências Contábeis e Professor da Universidade Estadual do Tocantins- UNITINS, Leonardo Bandeira, foi um dos participantes e destacou como foi apresentar esse trabalho no CBC.

“Ter a oportunidade de apresentar meu trabalho nesse congresso foi uma grande realização, pois permitiu socializar os resultados da pesquisa com outros pesquisadores, o que fortaleceu as conclusões desenvolvidas e possibilitou a disseminação do conhecimento gerado. Sinto-me extremamente satisfeito com os resultados alcançados, pois a participação no CBC contribuiu de forma significativa para minha evolução enquanto pesquisador e para a troca de saberes no campo da contabilidade”, ressaltou.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Tocantins- UFT, Janaina Borges, também fez a sua apresentação no Congresso e destacou.

“Para o exercício da atividade profissional docente, a apresentação do artigo me proporcionou troca de conhecimento e consequentemente a possibilidade de melhoria do artigo para uma futura publicação em revista científica. Além disso, o fato de ter um artigo aprovado e apresentado com o grau de discussão que ocorreu acrescenta a certeza de que o caminho percorrido está correto”, enfatizou.

A coordenadora destacou ainda a participação da Sara de Sousa Silva. “Também foi relevante acompanhar a desenvoltura da acadêmica Sara, os elogios tecidos a ela e ao artigo pelo debatedor, isso acrescenta para a atividade docente a sensação de satisfação pelo dever cumprido e de gratidão pela confiança depositada no ensino das Ciências Contábeis, em especial no desenvolvimento de pesquisa por discentes ainda na graduação”, finalizou.

Temas dos trabalhos apresentados.

Universidade Estadual do Tocantins- UNITINS– Um olhar integrativo para além da nota: variáveis que influenciam o desempenho de estudantes de Ciências Contábeis no Enade.

Universidade Federal do Tocantins- UFT–  “Sinergias Operacionais: o Caso da Aquisição da Avon pela Natura&Co”;

Estudo bibliométrico da produção científica indexada na plataforma Web of Science sobre crowdfunding entre 2018 e 2022.