Notícias

CONTÁBIL SHOW 2023: Gincana da Unitins Estimula Integração e Aprendizado Divertido em Ciências Contábeis

Promover a integração entre os acadêmicos, docentes e egressos, estimular o aprendizado de forma divertida e desenvolver habilidades específicas é o objetivo do Contábil Show 2023, gincana do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Dianópolis, realizada pelo colegiado do curso em parceria com a coordenação que aconteceu no auditório do Colégio João D’Abreu, na noite desta terça-feira, 3.

A gincana é uma competição que promove uma disputa entre quatro equipes compostas por alunos do curso, identificadas por cores diferentes, onde cada time teve um professor do curso como integrante que também participou das provas. Nesta edição, foram sete provas, entre dinâmicas com temas variados com foco no curso, além de competições esportivas, produção audiovisual, dentre outras.

Coordenador do curso, o professor Gabriel Machado explicou que “a ideia para realização do evento saiu das inúmeras palestras que os nossos alunos assistiam e que não conseguiam absorver o conhecimento. A gente foi percebendo que não havia uma interação, um movimento de troca. E eles sempre pontuaram a necessidade de algo novo dentro do contexto da palestra. Foi então que surgiu a ideia do Contábil Show, onde a gente inverte o papel, colocando o nosso aluno como protagonista. E nesta edição integramos o acadêmico, o egresso e os professores com essa proposta de evidenciar a importância de construir o profissional da contabilidade por meio da pesquisa, unindo a ciência por meio da gincana com provas que agregam no conhecimento”, detalhou.

Para a diretora do Câmpus, Ana Felícia Cavalcanti Pires “Naninha”, o evento que vem se consolidando e movimenta toda comunidade acadêmica de forma muito dinâmica e interativa. “Parabenizo o professor Gabriel, juntamente com todo colegiado do curso, os nossos alunos e egressos por mais uma vez promoverem uma gincana tão organizada e que já nos coloca em discussão para que o evento se fortaleça com o objetivo de integrar também os demais cursos do Câmpus”, disse.

O evento contou com a presença da vice-reitora da Unitins, professora Darlene Teixeira Castro, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), professora Kyldes Batista Vicente, e a pró-reitora de Graduação (Prograd), professora Alessandra Ruita Czapski.

Para Kyldes, o Contábil Show já é uma marca da Unitins na região Sudeste. “Um evento que movimenta todo o curso e reverbera também nos demais, trazendo aquela vontade de participar. E isso nos traz uma satisfação muito grande, especialmente pela Proex que tem esse foco, de trazer a movimentação dos estudantes. Viemos com esse objetivo de conhecer mais sobre o Contábil Show e para pensarmos como esse evento está crescendo, como que ele pode acontecer no próximo ano para que possamos alinhar as expectativas para 2024”, apontou.

A pró-reitora da Prograd falou sobre a importância do evento, destacando a integração das atividades com a ciência. “Fico muito feliz com essas atividades realizadas nos cursos, essas iniciativas que envolvem coordenação, professores, acadêmicos e egressos, a exemplo do Contábil Show. É contagiante o clima do evento. Essa é uma oportunidade do aluno que, para além da sala de aula, vai exercitar a contabilidade de uma forma mais dinâmica, unindo a ciência aquilo que eles podem fazer de entretenimento e dinamismo no curso. É uma alegria estar aqui e ter a certeza de que o trabalho da Prograd é exatamente esse: oportunizar momentos assim para a comunidade acadêmica”, enfatizou Alessandra.

Homenageada no evento pelos alunos do curso, juntamente com as pró-reitoras, a vice-reitora enfatizou estar “muito feliz em participar da segunda edição do Contábil Show, a convite do professor Gabriel Machado e professores do curso. Parabenizar a todos pelo envolvimento na realização do evento que tem como objetivo integrar não somente os acadêmicos entre os períodos na Universidade, mas trazer ações importantes para a cidade de Dianópolis, para beneficiar a nossa sociedade e fortalecer a marca Unitins na região Sudeste”, afirmou.

Premiação

Nesta edição, os competidores participaram de sete provas, entre paródia, animação de torcida, queimada, pulseiras, perguntas e respostas, atividade cultural e criação de notícias, todas com foco no conhecimento e vivências sobre ciências contábeis. Com 508,3 pontos, a equipe do 4° período foi a vencedora, seguida pelo 2° período com 493,6 pontos, 8° período com 489,3 pontos e 6° período com 419 pontos.

A equipe vencedora foi presenteada com um anel do curso, além de um kit CRC Jovem e um almoço. O evento contou com participação e animação do DJ Fred e com avaliação dos jurados, a diretora do Colégio Abílio Wolney, professora Caroline Longhi, a coordenadora do CRC Jovem, Mariana Lopes Costa, e o analista técnico do Sebrae Bruno Rodrigues de Jesus.

Fonte: Unitins