O Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO), por meio de sua Câmara de Desenvolvimento Profissional, realizou uma importante jornada de atualização técnica pelo norte do estado. Com o objetivo de preparar a classe contábil para as profundas transformações na legislação brasileira, o Conselho levou a palestra “Reforma Tributária do Consumo” aos municípios de Araguaína, Tocantinópolis e Augustinópolis.
As apresentações foram ministradas pela contadora Lédyce Nóbrega. O evento percorreu diferentes regiões, reunindo profissionais, acadêmicos e lideranças do setor para debater a simplificação dos tributos, a substituição dos modelos atuais e, principalmente, os impactos práticos no dia a dia das empresas e administrações públicas.
O Contador como Parceiro Estratégico
Para a palestrante Lédyce Nóbrega, o momento exige mais do que apenas o entendimento de novas siglas, exige uma mudança de postura do profissional contábil: “Estamos diante de uma das maiores mudanças no sistema tributário do nosso país. A Reforma do Consumo não é só troca de nome de imposto. Ela altera a lógica do sistema, impactando crédito, formação de preços, contratos e fluxo de caixa, o que irá impactar diretamente na vida real das empresas”, destacou Lédyce.
Reconhecimento da Classe
Em Araguaína, a contadora Rita de Caci Cardoso Barros, que participou da capacitação, enfatizou o valor da iniciativa para o enfrentamento dos novos desafios da profissão:”Foi uma palestra muito enriquecedora e esclarecedora. Muita coisa vai mudar e nós contadores temos que estar muito atentos. É como se a gente fosse esquecer tudo o que aprendeu e começar do zero, mas acredito que no final tudo isso vai ficar melhor”, afirmou a profissional.
Compromisso com a Qualificação
A programação contou com a presença da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCTO, Thais Bandeira, além de conselheiros como Ricardo Gomes, Roney Brito, Leonardo Soares e membros de comissões técnicas do Conselho. Em cada cidade, o ambiente foi marcado pela troca de conhecimentos e pelo fortalecimento da união da classe contábil tocantinense.
Iniciativas como este ciclo de palestras reafirmam o compromisso da presidente do CRCTO em descentralizar o conhecimento e garantir que os profissionais de todas as regiões do Tocantins tenham acesso à qualificação necessária para liderar as mudanças econômicas e sociais que a Reforma Tributária trará ao país.



